Muitas pessoas me perguntam como eu faço as etiquetas de tecido que coloco nas bolsinhas e bichinhos. É muito simples de fazer usando o papel transfer e dá um toque super especial e personalizado nos trabalhos. Basta imprimir no papel transfer o texto ou imagem que deseja e passar para o tecido com ferro quente. Para facilitar, estou colocando um passo-a-passo de uma etiqueta bem simples e mais algumas ideias de como usar.
MATERIAL
Papel transfer (pode ser encontrado em papelarias e algumas lojas de material para artesanato)
Pedaço pequeno de tecido 100% algodão
Computador e impressora
COMO FAZER
Em um editor de texto, escreva o texto que deseja colocar na sua etiqueta. Para ficar mais fácil de acertar o tamanho, crie uma caixa de texto com o tamanho aproximado que você quer que a etiqueta tenha e escreva o nome dentro. Eu usei aqui uma caixa de texto com 1,8cm de altura por 4,5cm de largura.

Escolha o tipo, cor e tamanho da fonte para o texto que deseja, cuidando para que ele ocupe o tamanho da caixa de texto que você criou. Lembre-se que a caixa de texto é uma referência do tamanho final da sua etiqueta, ajuste o tamanho do texto de acordo com isso.

ATENÇÃO NA HORA DE IMPRIMIR!!! É preciso imprimir o texto espelhado, se não, quando passar o texto para o tecido ele vai aparecer invertido, como se estivesse refletido no espelho. Para imprimir espelhado, entre nas propriedades da impressora antes de confirmar a impressão e marque a opção “mirror image” ou espelhar imagem (ou algo semelhante em português). Se quiser fazer um teste, imprima primeiro em um papel comum para ver o resultado e só quando estiver satisfeito, imprima no papel transfer.

Dica: Para aproveitar pedacinhos do papel transfer, imprima o texto (já espelhado) em uma folha de papel comum, cole com fita adesiva o pedaço de papel transfer exatamente em cima do texto impresso (não use um pedaço muito pequeno, é bom que tenha uma folga em relação ao tamanho do texto).

Depois é só inserir novamente o papel na impressora (na mesma posição) e mandar imprimir novamente. O texto será impresso sobre o papel transfer.

Depois de impresso, recorte o texto.

Deixe o ferro de passar roupa esquentar em temperatura para tecido de algodão. A temperatura do ferro e o tempo de aplicação pode variar um pouco, de acordo com a marca do papel. Leia as instruções do seu papel antes. Eu mesma já queimei alguns papeis ou não deixei tempo suficiente para transferir o texto.
Coloque o pedaço de papel transfer sobre o tecido, com o texto virado para baixo e passe o ferro por cima fazendo movimentos constantes e um pouco de pressão.
Minha mãe me deu a dica de usar papel manteiga (para cozinha) por cima, isso evita que o papel queime e fique amarelado, prejudicando o tecido.
Normalmente bastam alguns segundos. Se errar, não se preocupe, vá fazendo outras tentantivas, aos poucos a gente consegue ajustar.

Depois é só retirar o papel e o texto já está aplicado no tecido (cuidado para não queimar a mão na hora de puxar o papel, eu sempre queimo!). Se sentir que o papel ainda está muito grudado ao tecido, para de puxar, recoloque-o na posição e passe mais um pouco. Normalmente dá para salvar o trabalho e terminar corretamente :D


Corte  o tecido de forma a deixar aproximadamente 1cm de cada lado do texto. Embaixo e em cima do texto eu costumo deixar grande mesmo e cortar o excesso no final.

Dobre as laterais para trás vincando bem o tecido.


Dobre a parte de cima, virando para trás, para dar o formato de etiqueta.

Eu costumo colar por dentro com cola pano, isso evita que a parte da frente fique desalinhada com a de trás na hora de costurar.


Corte o excesso deixando uma folga para costurar.

E a etiqueta está pronta para ser utilizada.